Me achando

Onde foi que eu me perdi?
Quando foi que eu virei aquela esquina e me esqueci?

Deixei um pedaço meu no caminho. E segui sem olhar pra trás.

Decidi assim, ou foi descuido meu?

Estes rastros que deixei no caminho, eram de quem?
Entre as risadas e lágrimas, amores e dores,
o que ainda era eu?
Ou era só a metade mim?

Quem havia seguido?
Ela ou eu?

Quem parou no tempo;
e quem olhou pra frente, sem perceber que seguia a rua errada?

Quem havia partido, partida?

Seria aquela a minha rua errada
ou era este o exato caminho que me devolveria
a mim mesma, me esperando do outro lado?
Mais sábia ou mais solitária?
Mais sedenta ou mais vazia de mim?

E se ela havia ficado,
quem haveria cuidado daquilo que não pode seguir,
quando eu virei as minhas costas pra mim?

Eis que aqui, numa outra esquina,
- ou seria a mesma - calejada pelo tempo,
um milagre acontece:
eu me esbarro em mim mesma.

Ela que me procurava ou eu fui quem a encontrei?

Sou pega de surpresa.
Me olho e não posso acreditar.
- Você estava aqui me esperando?

Eu olho completamente abismada
porque só vejo: beleza.

Que beleza era esta que eu não via antes?

O que havia acontecido com meus olhos,
no caminhar pelas ruas erradas, no calejar do tempo,
que me fez ter des-coberto a visão?

Olho com os novos antigos olhos,
sem a cegueira da minha obstinação,
sem as exigências da minha perfeição,
e me vejo, ali: inocente.
Despida, com frio e com fome.
Livre do pesar dos meus julgamentos.
Essa era quem eu não pude ver.
Ouvir, sentir, todo esse tempo.

Eu olho de novo e me encanto.
Arrepio, lamento e choro.

E então eu sorrio pra você.
Quer dizer, pra mim.

E me reconheço.

Eu não fui a lugar nenhum.
Eu havia esperado por mim, todo esse tempo.
Esperado esse momento.
O reencontro da visão, sem a ilusão.

Era eu quem eu buscava,
na cansada caminhada,
na busca por algo fora de mim ,
um outro alguém,
que me desse essa intimidade.

Eram os meus olhos que precisavam
se cegar do que não era eu.
e se abrir, para dentro, para ver o meu coração,
com o o meu coração.
Para ver a verdade.




Nenhum comentário: